quinta-feira, 1 de março de 2012

ADVENTO & NATAL

Oi gentemmmmm

nossa, que falta de vergonha a minha.....dois meses sem postar...mas foi um período pesado, marcado por decisões, desafios e, espero, por amadurecimento também!

Bom, neste post vou fazer um "apanhadão" das comemorações natalinas, que são iniciadas juntamente com o período do advento, que é esperado com muita ansiedade pelas crianças, pois não vem a hora ("wie viele mal noch schlafen?") de começarem a abrir os calendários do advento ...

CALENDÁRIO DO ADVENTO???? Não achem que é um calendário normal...eu explico...
É um calendário com 24 dias, o qual começa no dia primeiro de dezembro e termina, obviamente, na véspera de Natal, mas o detalhe especial deste calendário é que eles geralmente são grandes..... por quê?? oras, para caber os presentes!! Existem vários tipos, o meu era de chocolates!!!!!
NOSSA, NOSSA .....ASSIM A PATROA ME ENGORDA!! (Michel Teló é assunto para outro dia!)

                                                     Meu Adventskalendar

Eles também tem as velas do advento, como nós. Mas o diferente aqui é que eles normalmente jantam com velas acessas, e nesse período fica muito mais especial.... já podem imaginar as crianças loucas querendo acender as velas e brigando para ver de quem é a vez!!!

                                       Velas do Advento

A culinária também tem seu upgrade nessa época (leia-se GORDICE!!!) ...muitos cupcakes, Plätzchen, bolos... tudo sob o olhar zeloso da Oma e ao som de músicas natalinas!!!

                                      Cozinhando

Aumentando o clima de comemorações chega o dia do Weihnachtsmann, aka. papai Noel!! Sabe aquela velha música "deixei meu sapatinho na janela do quintal, papai Noel deixou um presente de Natal" ...melhor exemplo não existe! Toda a família põe um sapato na janela ( e como me aconselhou minha menina "coloca um sapato bem grande, ou uma bota, para caber bastante doce!") antes de dormir e no outro dia voilà! Confesso que fiquei bem surpresa por falta de palavra melhor ao ver que esse "Papai Noel" é bem geração saúde, já que além de doces, trouxe frutas e livros.


                                      Sapatos antes e depois

O episódio triste desse dia pelo menos para mim foi a quebra da magia infantil! Pois minha menina percebeu que o papel de presente que o Weihnachtsmann usou era o mesmo papel que a mamãe tinha guardado no escritório!!! #FAILTOTAL .... a parte engraçada foi ela me explicando como chegou nessa conclusão!! (e foi igual dominó, uma peça caiu, o resto cai junto... pois quando falamos essa semana que o coelhinho da páscoa trará bastante ovos, se ela se comportar bem, a resposta foi bem pontual: coelhinho? você quer dizer a mamãe, né?! ....quebrou meu coração).

A árvore é decorada quando o Natal está mais perto. As famílias vão para a "floresta" e escolhem o pinheiro que querem, e muitas vezes são elas mesmas que cerram, tipo self-service...kkkkk. Existem lugares na cidade, onde também se vendem as árvores já no jeito! E uma semana depois do Ano Novo, as famílias levam as árvores para uma esquina para o caminhão da prefeitura passar recolhendo....imagina  o cenário....

                               A árvore de Natal esperando a vez!

Depois de muito abrir casinhas no calendário, comer muitos chocolates e ver UM SÓ DIA DE NEVE....eis que chega o NATAL, ou natais, como na língua alemã, Weihnachten, visto que aqui se comemora com a família durante 3 dias!

Eu passei a noite de Natal, heiliger Abend, com a família e convidado mais que especial  uuuiiiiii. Começamos à tarde, indo a igreja (com um orgão de tubos gigante, mas depois de um tempo comecei a ver que isso é normal nas igrejas daqui), voltamos para casa, comemos aperitivos, bebemos champagne uuuiiii de novoooo, abrimos os presentes que foram trazidos pelo menino Jesus, e não pelo papai Noel muitos presentes diga-se de passagem,  cantamos e, finalmente, ceiamos!
A ceia de Natal aqui é geralmente bem farta, com ganso e mais um milhão de coisas, mas na minha casa foi bem mais simples, com um aparelho mistura de grill/fondue/nãoseionome ....os outros dias a família viajou, então sobramos eu, a visita especial e o Wii!

                              Natal


Mas a parte do Natal alemão que eu sempre quis conhecer, quase morri de ansiedade esperando e frequentei até cansar foi o Weihnachtsmarkt , a feira de Natal. São barraquinhas armadas e lindamente decoradas especialmente para a época, que vendem de tudo, artigos de decoração, roupas, comidas e bebidas típicas, Mandel, Bratwurst, Pflannkuchen, Glühwein entre outros... provei todos e devo confessar que as as amendoas me davam água na boca, o resto ou era ruim, ou era sem graça. Os mais famosos são a Bratwurst, que é aquela linguiça enorme que pode ser servida com pão que me deu um enjoo danado a última vez que comi e o Glühwein, um vinho com #seiláeuoquê que parece quentão, mas que para mim tinha gosto de vinagre, minha saída foi tomar a versão da bebida para crianças, o Kinderpunsch, que segundo minha visita tinha gosto de uva podre....
Minha equação final foi.... frio + muita gente + roupas estilosas + barraquinha + comidas tipicas = festa junina européia!!!! uhuuuuuu


                                                   Weihnachtsmarkt

Para aqueles corajosos que chegaram até aqui....um beijo enorme!!

Até a próxima ;)

5 comentários:

  1. eu já sabia disso tudo!!!!

    menos dessa visita especial ai :S ...humpf!


    VOLTA LOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    ResponderExcluir
  2. menos da visita especial eh?!?!?!?!? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é.....nao intendi mto bem!! rsrsrs

      Excluir
  3. Acho que essa comida meio grill é o raclette, nao? Pelo menos é algo bem comum aqui em Hessen. Ano que vem mando um calendario para vc com tema de posicoes sexuais, eh bem melhor doq chocolates :P E eu tb nao gosto de glühwein, acho que tem gosto de tudo e nada ao mesmo tempo, fico com o punch tb. E agora vem a pascoa! vc vai ver os maravilhosos ovos que nao existem por aqui! bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elo essa calendario ai do ano que vem eu qro abrir com vc viu! rsrsrs

      te amo meu amor!!!! (L)

      Excluir